Oscar 2024

A  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (28) os indicados ao Oscar 2024, a maior premiação do cinema mundial. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 4 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O Oscar 2024 está chegando e os fãs de cinema já estão ansiosos para saber quais são os filmes que concorrem às estatuetas mais cobiçadas do mundo. Neste artigo, vamos apresentar os principais candidatos em cada categoria e comentar suas chances de vitória.

Entre os filmes que concorrem nas principais categorias, destacam-se "The Last of Us", uma adaptação do aclamado jogo de videogame, que recebeu 10 indicações, incluindo melhor filme, diretor, roteiro adaptado e ator (Tom Holland); "The Power of the Dog", um drama de época dirigido por Jane Campion, que também obteve 10 indicações, entre elas melhor filme, diretor, roteiro adaptado e ator (Benedict Cumberbatch); e "Dune", a ambiciosa ficção científica de Denis Villeneuve, que concorre em nove categorias, como melhor filme, diretor, roteiro adaptado e fotografia.

Além desses favoritos, há também algumas surpresas entre os indicados, como "The Humans", um drama familiar baseado em uma peça teatral, que recebeu seis indicações, incluindo melhor filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante (Amy Schumer); "Spencer", uma cinebiografia da princesa Diana, que garantiu cinco indicações, entre elas melhor filme, atriz (Kristen Stewart) e figurino; e "Don't Look Up", uma sátira política sobre o fim do mundo, que concorre em quatro categorias, como melhor filme, roteiro original e ator coadjuvante (Leonardo DiCaprio).

Melhor Filme

Principais Rumores de 2024

O prêmio de melhor filme é o mais esperado da noite e tem oito concorrentes fortes. São eles:

A Voz do Silêncio: Um drama emocionante sobre uma cantora que perde a audição e precisa se reinventar na carreira e na vida pessoal. Dirigido por Pedro Almodóvar e estrelado por Penélope Cruz, o filme é uma coprodução entre Espanha e Estados Unidos e já ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro .

Duna: A adaptação do clássico da ficção científica de Frank Herbert foi um sucesso de crítica e público, arrecadando mais de um bilhão de dólares nas bilheterias. Dirigido por Denis Villeneuve e com um elenco estelar que inclui Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac e Javier Bardem, o filme é uma obra-prima visual e sonora que transporta o espectador para um universo fantástico.

O Poderoso Chefão IV: O retorno da saga mafiosa mais famosa do cinema foi uma surpresa para os fãs, que não esperavam uma continuação após 30 anos do último filme. Dirigido por Francis Ford Coppola e com o retorno de Al Pacino, Robert De Niro, Diane Keaton e Andy Garcia, o filme mostra o envelhecimento de Michael Corleone e sua tentativa de reconciliar sua família e seu império criminoso.

Nomadland: O filme independente que conquistou o público e a crítica é uma ode à liberdade e à resistência. Dirigido por Chloé Zhao e protagonizado por Frances McDormand, o filme acompanha a jornada de uma mulher que decide viver como nômade após perder tudo na crise econômica de 2008. O filme é baseado em um livro homônimo e conta com atores não profissionais que vivem realmente como nômades.

O Som do Metal: Outro filme que aborda a questão da perda auditiva, mas de uma forma diferente. Dirigido por Darius Marder e com Riz Ahmed no papel principal, o filme mostra a trajetória de um baterista de metal que fica surdo e precisa se adaptar a uma nova realidade. O filme explora temas como identidade, arte, vício e comunidade surda.

Mank: O filme que conta a história por trás da criação do roteiro de Cidadão Kane é uma homenagem ao cinema clássico. Dirigido por David Fincher e com Gary Oldman no papel do roteirista Herman J. Mankiewicz, o filme é um retrato da Hollywood dos anos 1930 e dos bastidores da indústria cinematográfica.



Minari: O filme que retrata a experiência de uma família coreana que se muda para o Arkansas em busca do sonho americano é uma obra delicada e tocante. Dirigido por Lee Isaac Chung e com Steven Yeun, Yeri Han, Alan Kim e Yuh-Jung Youn no elenco, o filme mostra as dificuldades, os conflitos e os afetos de uma família imigrante em um país estranho.

Judas e o Messias Negro: O filme que narra a história real de Fred Hampton, líder do Partido dos Panteras Negras, e William O'Neal, seu infiltrado pelo FBI, é um drama político e social impactante. Dirigido por Shaka King e com Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield nos papéis principais, o filme expõe as injustiças raciais nos Estados Unidos e a repressão aos movimentos sociais.

Melhor Diretor


A categoria de melhor diretor tem cinco indicados, sendo três mulheres pela primeira vez na história do Oscar. São eles:

- Pedro Almodóvar por A Voz do Silêncio
- Denis Villeneuve por Duna
- Chloé Zhao por Nomadland
- David Fincher por Mank
- Lee Isaac Chung por Minari

A favorita é Chloé Zhao, que já levou o Globo de Ouro, o Critics Choice e o BAFTA pela direção de Nomadland. Ela pode se tornar a segunda mulher e a primeira asiática a ganhar o Oscar de melhor diretor. Seus concorrentes mais próximos são Pedro Almodóvar, que tem uma longa carreira no cinema espanhol e internacional, e Denis Villeneuve, que impressionou pela grandiosidade de Duna.

Melhor Ator


A categoria de melhor ator tem seis indicados, sendo um deles póstumo. São eles:

- Riz Ahmed por O Som do Metal
- Chadwick Boseman por A Voz Suprema do Blues
- Anthony Hopkins por Meu Pai
- Gary Oldman por Mank
- Steven Yeun por Minari
- Delroy Lindo por Destacamento Blood

O favorito é Chadwick Boseman, que faleceu em agosto de 2020 após uma batalha contra o câncer. Sua atuação como o músico Levee Green em A Voz Suprema do Blues foi aclamada pela crítica e pelo público, e ele já ganhou o Globo de Ouro, o Critics Choice e o SAG pelo papel. Ele pode se tornar o segundo ator a ganhar o Oscar póstumo, após Heath Ledger em 2009. Seus principais adversários são Anthony Hopkins, que emocionou como um idoso com demência em Meu Pai, e Riz Ahmed, que surpreendeu como o baterista surdo em O Som do Metal.

Melhor Atriz


A categoria de melhor atriz tem cinco indicadas, sendo uma delas a mais jovem da história do Oscar. São elas:

- Viola Davis por A Voz Suprema do Blues
- Andra Day por Estados Unidos vs Billie Holiday
- Vanessa Kirby por Pieces of a Woman
- Frances McDormand por Nomadland
- Carey Mulligan por Bela Vingança

A disputa é acirrada, pois todas as indicadas têm chances de levar a estatueta. A favorita é Frances McDormand, que já ganhou dois Oscars na carreira e pode se igualar a Meryl Streep como a atriz mais premiada da história. Sua atuação como a nômade Fern em Nomadland é sutil e poderosa, e ela já levou o BAFTA pelo papel. Suas principais concorrentes são Viola Davis, que se transformou na cantora Ma Rainey em A Voz Suprema do Blues, e Andra Day, que estreou no cinema como a lendária Billie Holiday em Estados Unidos vs Billie Holiday. Vanessa Kirby e Carey Mulligan também se destacaram por seus papéis em Pieces of a Woman e Bela Vingança, respectivamente.

Melhor Ator Coadjuvante


A categoria de melhor ator coadjuvante tem cinco indicados, sendo dois deles do mesmo filme. São eles:

- Sacha Baron Cohen por Os 7 de Chicago
- Daniel Kaluuya por Judas e o Messias Negro
- Leslie Odom Jr. por Uma Noite em Miami
- Paul Raci por O Som do Metal
- Lakeith Stanfield por Judas e o Messias Negro

O favorito é Daniel Kaluuya, que interpretou o carismático e revolucionário Fred Hampton em Judas e o Messias Negro. Sua atuação foi elogiada pela crítica e pelo público, e ele já ganhou o Globo de Ouro, o Critics Choice, o SAG e o BAFTA pelo papel. Ele pode se tornar o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de melhor ator coadjuvante desde Mahershala Ali em 2017. Seus principais rivais são Sacha Baron Cohen, que fez o ativista Abbie Hoffman em Os 7 de Chicago, e Leslie Odom Jr., que cantou como Sam Cooke em Uma Noite em Miami.

Melhor Atriz Coadjuvante


A categoria de melhor atriz coadjuvante tem cinco indicadas, sendo uma delas a mais velha da história do Oscar. São elas:

- Maria Bakalova por Borat: Fita de Cinema Seguinte
AGUARDE 80 SEGUNDOS PARA BAIXAR.

- Glenn Close por Era Uma Vez um Sonho
- Olivia Colman por Meu Pai
- Amanda Seyfried por Mank
- Yuh-Jung Youn por Minari

A favorita é Yuh-Jung Youn, que fez a avó divertida e amorosa de Minari. Sua atuação foi uma das mais elogiadas do filme, e ela já ganhou o S.